Uncategorized

Como ajudar um cão ansioso

ansioso

Seu cão tem medo das idas ao veterinário, ruídos altos como fogos de artifício e trovões, ou situações inesperadas, como novos visitantes? Diante de uma situação nova, incomum ou desconhecida, é perfeitamente normal que seu cão fique nervoso, ansioso ou com medo!
Mas se você conseguir identificar quando seu cão fica nervoso e entender a razão do medo, há algumas dicas para deixá-lo mais tranquilo.

Por que meu cão é ansioso?

Assim como os humanos, existem muitas razões pelas quais os cães podem sentir medo. Às vezes tudo o que é preciso é algo novo e desconhecido para fazê-los se sentirem desconfortáveis. A personalidade, estado de saúde e a idade do seu animal de estimação também podem interferir nesse comportamento.
Alguns motivos que deixam os cães ansiosos:
● Ruídos altos. Seu cachorro tem ouvidos sensíveis! Sons como fogos de artifício, música alta e até mesmo o trânsito podem ser assustadores para eles.
● Novas pessoas. Estranhos também podem ser assustadores! Não se assuste se o seu cão tiver um comportamento diferente diante de pessoas desconhecidas.
● Outros animais. Nem todos os cachorros são super-sociais! Seu animal de estimação precisa de tempo para se adaptar ao encontrar novos amigos.
● Mudanças em seu ambiente. Nossos animais de estimação gostam de ambientes familiares, reconfortantes e rotineiros para se sentirem seguros. Qualquer alteração no ambiente, desde um novo local até a decoração, até uma superfície desconhecida do piso, pode fazer com que o seu cão fique preocupado.
● Passeios de carro. Embora um passeio no carro possa parecer divertido, seu cão pode não entender o que está acontecendo e pode achas o movimento perturbador, principalmente nas primeiras vezes!
● Ansiedade por separação. Deixar seu cão sozinho pode fazê-lo se sentir ansioso, especialmente se não estiver acostumado a isso. O adestramento pode ajudar, no entanto há muitas maneiras de minimizar o desconforto do cãozinho ao deixá-lo sozinho.
● Idade. Às vezes, os cães idosos podem ter uma perda gradual de consciência, memória e percepção, conhecida como síndrome da disfunção cognitiva (SDC), o que pode torná-lo ansioso ou confuso.
● Experiências negativas. Embora alguns cães sejam naturalmente mais ansiosos do que outros, muitas vezes uma má experiência passada ou associada pode causar problemas comportamentais.

Para muitos cães, o adestramento quando filhote é uma das melhores maneiras de evitar qualquer distúrbio comportamental. Expor seu cão à diversas situações, pessoas e experiências é uma boa maneira dele ir aos poucos se sentindo seguro.

ansioso 1

Como eu posso ajudar um cão ansioso?

Não dê atenção!
Quando você sabe que seu cão está ansioso ou com medo, sua primeira reação provavelmente será fazer carinho ou confortá-lo. No entanto, isso pode reforçar comportamentos de medo e piorá-los no futuro.

A melhor coisa a fazer é remover qualquer gatilho ambiental, sempre que possível, e esperar que seu animal de estimação se acalme. Não faça barulho ou recompense seu animal de estimação com atenção ou mimos enquanto eles estiverem com medo, pois isso os fará pensar que é normal ter medo.
Aprenda a identificar quando seu cão está ansioso
A melhor maneira de ajudar o seu cão é tentar entendê-lo! Aprenda a identificar quando ele se sente ansioso e o que desencadeia o medo. Dessa forma, você pode ajudá-lo a evitar situações perturbadoras ou adestrá-lo para que ele fique tranquilo diante de coisas desconhecidas ou assustadoras.
Procure ajuda profissional
Alguns animais de estimação muito ansiosos podem precisar de ajuda adicional e apoio para que fiquem mais tranquilos. Falar com seu veterinário lhe permitirá descartar qualquer problema relacionado à saúde. Se o seu cão é saudável, a ajuda de um especialista em comportamento pode ajudar a aliviar as ansiedades do seu animal de estimação, dessensibilizá-lo e desenvolver estratégias preventivas que irão confortar o seu cão.

Adaptil Difusor
Criar um ambiente confortável irá garantir que o seu cão se sinta seguro e calmo. ADAPTIL Difusor proporciona um bem-estar extra ao seu cão e os ajuda a manter a calma em situações desafiadoras, como quando estão sozinhos em casa, ou quando você recebe visitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s