Uncategorized

3 razões pelas quais os cães tem medo de fogos

3 Reasons Why Dogs Are Scared of Fireworks_2

Inesperados, barulhentos e assustadores, fogos de artifício deixam muitos cães com medo e ansiosos! Mas se podemos identificar e entender o motivo que nossos cães ficam com tanto medo, podemos ajudar a deixá-los mais calmos e tranquilos.

Por que os cães tem medo de fogos?

Você gosta de fogos de artifício? Coloridos, emocionantes e divertidos, para os seres humanos, fogos de artifício são um sinal de celebração! Mas para o seu cachorro, fogos de artifício podem ser muito desafiadores e assustadores!
Há muitas razões pelas quais os fogos de artifício são tão assustadores para os cães. Por exemplo, porque eles têm uma audição tão sensível, mesmo quando dentro de casa, os sons parecerão bem mais alto para eles e mais confusos do que para você.
Infelizmente, nossos cães não podem falar conosco para nos dizer como estão se sentindo. Mas entender porque seu cão reage da maneira como o faz é o primeiro passo para tranquiliza-lo e acalmá-lo.

1- Fogos de artifício são uma surpresa inesperada

Quantas vezes um barulho alto de fogos de artifício fez você se assustar? Mesmo para os humanos, o barulho dos fogos pode ser repentino e inesperado – mesmo quando você sabe que irá acontecer!
Mas, para o seu cão, que não sabe o que está acontecendo, a surpresa pode ser muito maior. Fogos de artifício podem parecer “sair do nada” e cada estrondo será um choque, fazendo com que o seu cão se sinta fora de controle, fora da rotina e ameaçado.
Para a maioria dos cães, seu instinto será correr, se esconder e evitar o que parece ser perigoso. Então, se o seu cão sempre parece desaparecer atrás dos móveis quando confrontado com ruídos altos, eles podem estar com medo!
Uma vez que o barulho tenha parado e seu cão sinta que o perigo acabou, eles devem retornar ao seu comportamento normal/habitual.

2- Fogos de artifício são assustadores

3 Reasons Why Dogs Are Scared of Fireworks_1

Se o seu cão, particularmente, é sensível ao barulho ou tem medo de ruídos altos, sua reação aos fogos de artifício pode ser ainda mais extrema. Às vezes, para os cães mais sensíveis, o ruído pode desencadear uma resposta comportamental e psicológica muito maior.
Isso pode parecer semelhante a uma crise de ansiedade, então fique atento aos seguintes sinais:
● Ele fica agitado, ofegante, sacudindo ou tremendo;
● Se agarrando em você ou permanecendo por perto para se confortar;
● Muitos choros ou latidos;
● Orelhas para trás, encolhidas e escondidas;
● Tenta fugir ou escapar;
● Faz as necessidades fora do local correto;
● Perda de apetite e se recusa de comer.
Embora ninguém goste de ver seu cão se sentindo dessa forma, é importante reconhecer quando ele está passando por um momento difícil, então você pode ajudar!

3- Ruídos de fogos de artifício podem desencadear uma fobia

Se o seu cão é sensível a fogos de artifício e tem muito medo de ruídos altos, com o tempo, eles podem associar outros eventos e ocorrências ao medo.
Por exemplo, se o seu cão teve uma experiência ruim com ruídos altos, isso pode se transformar em uma fobia mais forte relacionada à qualquer barulho (Trovões, eletrodomésticos, etc). Por isso, é importante entender como acalmar seu cão e limitar sua resposta ao medo desde cedo para evitar que os ruídos se transformem em fobia.
Idealmente, a prevenção deve começar quando o seu cão for um filhote, durante o treinamento de sociabilização, para garantir que ele consiga lidar com ruídos altos ou inesperados quando estiverem mais velhos.

Ajudando o seu cachorro

Capturar

Infelizmente para os cães sensíveis, fogos de artifício não são nada legais e esses eventos são muito estressantes. Mas existem maneiras de confortar seu cão para evitar que os fogos de artifício sejam ainda mais aterrorizantes!
Por exemplo, criar um espaço confortável para cães e distrair seu cão com brinquedos e petiscos são boas maneiras de ajudar a diminuir a ansiedade. Manter portas e janelas fechadas para deixar os sons menos barulhentos.
Essas dicas podem ajudar a deixar o seu cão mais tranquilo. No entanto, você também pode usar um ADAPTIL® Difusor no ambiente, pelo menos 1 mês antes. Isso ajudará a acalmar e confortar seu cão, criando uma sensação de ambiente seguro e protegido.

 

Lembre-se, em casos mais extremos ou se as dicas não funcionarem com o seu cão muito sensível, recomendamos sempre que consulte um Médico Veterinário especialista em comportamento animal para obter mais ajuda e conselhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s