Seu cachorro é um animal incrível! Com audição super-sensível, instintos de proteção e forte lealdade, seu cão é um protetor, cuidador e, claro, um melhor amigo!
Mas, embora os sentidos surpreendentes do seu cão os ajudem a ser um super companheiro, eles também podem tornar seu animal de estimação muito mais sensível a ruídos altos, como fogos de artifício.
Então, o que causa tanto medo dos fogos de artifício? O que eles estão experimentando e sentindo? Por que eles reagem da maneira como agem e, o mais importante, como podemos ajudá-los a se sentirem mais tranquilos?
Aqui estão algumas razões pelas quais os ruídos de fogos de artifício são tão assustadores para os cães:
Fogos de artifício são muito altos!
Pode parecer óbvio, mas fogos de artifício são muito altos! A audição super sensível do seu cão pode fazer com que os ruídos pareçam muito piores e muito mais assustadores!
Com sua audição, seu cão também será capaz de ouvir ruídos muito mais longe do que você pode – o que você pode ouvir a 6 metros, seu cão pode ouvir de 24 metros de distância! Cães realmente são incríveis!
Mas, seja trovão ou fogos de artifício; Ruídos altos e inesperados podem desencadear uma reação ansiosa, mesmo que isso não soe tão alto para você.
Seu cão está reagindo a uma ameaça percebida
Seu cão já tentou correr e se esconder quando confrontado com algo alto? Se sim, isso é uma resposta normal de sobrevivência. Para eles, o barulho é uma ameaça real!
Como humanos, nós sabemos porque estão soltando fogos de artifício, o que são e, frequentemente, quando eles ocorrerão. Mas para os cães, fogos de artifício parecem aleatórios, surpreendentes e ameaçadores. Então não podemos culpá-los por reagirem como se estivessem em perigo; procurando abrigo e esconderijo.
Seu cachorro se sente preso
Quando um cão se sente ameaçado por barulhos altos, ele pode ter uma reação de “fuga” e querer fugir e escapar! Mas quando eles estão dentro de casa, ou algum lugar fechado, pode não haver lugar para onde ir. Isso pode fazer seu cão se sentir vulnerável, preso e ainda mais assustado – eles só querem ficar longe do que o perturba!
Se o seu cão não gosta de barulho, tente deixá-lo longe da situação de antemão se souber que fogos de artifício irão acontecer.
Se isso não for uma opção, tentar “mascarar” o barulho dos fogos de artifício (deixar uma tv ligada, fechar as cortinas) e distraí-los são medidas para tornar sua casa mais confortável possível e ajudará a acalmar e relaxar seu cão.
Ajude o seu cachorro
Se seu cão é afetado por fogos de artifício ou tem medo de ruídos altos, felizmente há muitas maneiras de ajudá-lo.
Oferecer ao seu cão um local seguro, proporcionando uma cama ou casinha confortável, e distraí-los com brinquedos e comida pode ser uma ótima maneira de mantê-los calmos. Seu amigo peludo também se sentirá tranqüilo se você conversar com eles, acariciá-los e brincar com eles para se distrair de qualquer barulho assustador!
Usar o ADAPTIL Difusor, plugado próximo ao “espaço seguro” do seu cão também pode aumentar o conforto e a segurança. O difusor envia “mensagens reconfortantes” que ajudam a tranquilizar e relaxar o seu cão, e tornam os fogos de artifício uma experiência muito mais gerenciável!
É claro que, se o seu cão ainda apresentar sinais graves de medo, apesar dessas dicas, consulte seu veterinário para obter ajuda adicional.