A convivência entre gatos e crianças

shutterstock_30499675

Esqueça aquele papo de que gatos e crianças não combinam. Essa relação pode, sim, existir de forma saudável e harmônica. Para isso, basta que você comande essa nova amizade, orientando tanto o seu pet quanto o seu baixinho.

Para você que é apaixonado pelos felinos, saiba que alguns cuidados visando o bem-estar de ambos devem ser tomados sempre com uma boa dose de paciência e sensibilidade.

shutterstock_116511913

shutterstock_100136180

É preciso lembrar que, apesar de sociais, os gatos que nos fazem companhia tendem a sentir medo e insegurança diante de situações perigosas ou estranhas do ponto de vista deles. Esta é, portanto, a primeira regra de ouro para uma convivência saudável entre gatos e crianças: aos pequenos deve ser ensinado que os gatos não são como brinquedos, não gostam de ser agarrados à força, nem tampouco de serem perseguidos o tempo todo.

shutterstock_78928387

Ensine à criança uma experiência que seja agradável ao gato, como chamá-lo ao invés de agarrá-lo. Permita a ela dar ao bichano um petisco gostoso ou uma guloseima apetitosa sempre que o gatinho atender a um chamado. Além disso, é importante ensinar a criança a brincar com o gatinho. Jogos com bolinhas de ping pong ou de papel são ótimas pedidas.

shutterstock_108384401

shutterstock_88442653

Em qualquer situação, lembre-se que é sempre importante respeitar o tempo e espaço do gato. Caso ele esteja demorando a se enturmar com bebês ou crianças, tenha paciência e persistência nas associações positivas. Ah! Uma dica de um cuidado rotineiro: mantenha as unhas dos gatos sempre aparadas, para que eventuais brincadeiras não gerem arranhões nas crianças.

A gente se vê na quarta-feira!

Até o próximo post!

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: